Diário 2: a falta que faz a realidade

10:18

Olá, queridos e queridas. O diário de hoje rodará em torno da seguinte pergunta: quão perto da realidade estão os seus pensamentos e as suas ações? Você vive a realidade ou o seu mundo de ilusões?

Para contextualizar a história que eu vou contar a seguir, você precisa saber que eu sou autônoma desde sempre. Nunca fui CLT, nunca trabalhei fora, nunca tive relações trabalhísticas de nenhum tipo, a não ser com minhas clientes. E também nunca tive funcionários, ou seja, eu trabalho sozinha todos os dias há pelo menos 7 anos. Isso faz com que eu passe muito tempo sozinha, em contato com pessoas no dia a dia apenas através das redes sociais.

E o problema com a realidade mora aí, nas redes sociais. A gente já sabe que nas redes sociais todo mundo mostra só o que convém, a parte boa da vida. Mas vocês já repararam que o nosso cérebro, ainda que conscientemente saiba disso, ele insiste em colocar o contrário no nosso inconsciente? Pelo menos no meu é assim.

Eu sempre vi todo mundo sendo muito produtivo na internet. Sempre trabalhando, sempre produzindo, se exercitando, feliz, às vezes cansados, mas realizados, com tudo em dia... E, sem ter nenhum contato com a verdadeira realidade por trás disso tudo, eu me desenvolvi sendo muito dura comigo mesma.

Eu me cobro de tudo, o tempo todo. Preciso ser produtiva 24/7, se não o meu cérebro interpreta a minha existência como inútil e a ansiedade toma conta de tudo.

No último feriado eu passei um dia inteiro trabalhando nas minhas coisas ao lado de pessoas reais. Elas não estavam diretamente envolvidas no trabalho que eu estava fazendo, mas elas estavam também ocupadas e sempre por perto.

Logo no início da manhã eu me lembro de querer muito ficar deitada descansando, afinal era feriado. Mas eu lutei contra isso, me achando uma verdadeira preguiçosa e molenga, e sentei para fazer o que precisava ser feito. Quase no mesmo instante uma pessoa sentou na minha frente e falou: "nossa, hoje eu não estou com vontade de fazer nada!" e fez uma cara de muita "preguiça". Eu imediatamente me identifiquei.

Essa pessoa passou um tempo ali sentada, olhando pro nada, quieta. Se levantou dizendo: "é... vou lá fazer um pouco do que precisa ser feito". A manhã foi passando, eu fui observando o timing dessa pessoa e percebi que ela fazia um pouco, parava um pouco, voltava a fazer... E no fim, ainda que ela tenha feito com preguiça e parando de tempo em tempo, ela concluiu o que precisava ser feito.

Assim como essa situação em específico, eu fui observando coisas desse tipo ao longo de todo o dia. E essas observações me fizeram perceber que tudo que eu considero como normal no dia a dia de trabalho e produtividade podem ser apenas uma ilusão criada pela minha mente enquanto eu vejo a vida das pessoas passando nos stories

Eu sempre achei que o problema estivesse todo em mim no tempo que eu paro pra ficar no celular, no sono da tarde que eu luto para não
dormir, na preguiça que tenho de cumprir com tooodas as tarefas que eu enfio na minha lista de todos os dias... Eu achava que o normal era se sentir bem todos os dias, todas as horas, que era querer fazer tudo com felicidade e motivação. 

Eu não posso te dizer que esse meu pensamento mudou por completo. Mas ter visto isso acontecer na realidade, bem na minha frente, acendeu uma luzinha que estava há muito apagada. 

Depois desse exemplo, você consegue responder a pergunta do início desse post? 

Quão perto da realidade estão os seus pensamentos e as suas ações? Você vive a realidade ou o seu mundo de ilusões?

You Might Also Like

0 comentários

instagram