Diário 1: o controle remoto da vida

08:26

Olá, queridos e queridas. Teremos um novo quadro por aqui, ainda que de novo ele não tenha nada.

Quem é das antigas da internet com certeza vai se lembrar dos blogs e diários com textos enormes onde podíamos falar sobre a vida e compartilhar os momentos com quem quisesse ler. A intenção é essa. Eu amo escrever sobre os meus dias e minhas reflexões e voltar a compartilhar talvez seja uma ótima ideia. Ou não... Mas isso a gente pode falar em outro momento.

O assunto de hoje é o controle remoto da vida.

Eu faço tratamento de ansiedade há algum tempo e durante as minhas sessões de terapia eu ando descobrindo que ela vem principalmente da minha necessidade de controle.

Eu sou extremamente controladora, com tudo. É difícil admitir isso, já que é um comportamento que, pra mim, me parece tão normal. Não tem nada de errado em querer planejar cada milímetro dos meus dias, dos meus projetos, do meu treino, da minha dieta... Não tem nada de errado em ter um Notion inteiro onde eu controlo cada sentimento que eu tenho, cada dia bom ou ruim, cada compromisso, cada dia do meu ciclo hormonal... É, eu sei que no início você também achou normal, mas agora, depois dessas descrições todas, você também me achou meio tantan das ideias.

A minha ansiedade passou por diversos temas desde que começou. Primeiro ela se instalou por causa do meu volume de trabalho; depois por me preocupar demais com a minha aparência; depois por me preocupar demais com a organização e a limpeza da minha casa, e agora... eu me preocupo com o funcionamento do meu corpo.

Em uma das últimas sessões de terapia que eu fiz, depois de contar sobre as minhas preocupações de saúde, minha terapeuta me contou algumas histórias e fez uma pergunta que mudou a chavinha do meu pensamento.

Pelo que parece, o mundo todo tem algum tipo de funcionamento mágico que traz estabilidade à tudo que acontece. O sol nasce e se põe sem que alguém precise ir lá subir e descer o coitado. A gente dorme no escuro e quanto acorda com a luz todas as coisas continuam no mesmo lugar: sua cama, o interruptor da lâmpada, o chão... Não é você que coloca todas essas coisas no lugar ou em funcionalidade todos os dias. Elas simplesmente funcionam. 

Você já tentou tirar uma foto ao ar livre enquanto usa gloss? Parece que o vento sempre chega nesse momento e bem na hora do clique seu cabelo agarra na boca. Não importa o quanto você queira que o vento pare para que você consiga tirar a foto que quer. O vento vai soprar o tanto que ele quiser.

E é aí que veio a pergunta que fez minha chavinha virar: e se Deus te desse um controle remoto do seu corpo, você acha que conseguiria usar? Se num belo dia você acordasse podendo controlar todas as partes de você. Seu coração, seu pulmão, sua bexiga, cada parte do seu cérebro, seu intestino, seu estômago, seu esôfago... Como seria? Um caos.

Foi aí que eu percebi que confiar no curso natural das coisas faz muito mais sentido do que querer controlá-lo. Agora eu tento me lembrar disso a todo instante.

Tente fazer esse exercício por aí, ainda que você não admita que tem uma ansiedade aí dentro do seu peito.

Se se sentir confortável, compartilha com a gente nos comentários. Tchauzinho!



You Might Also Like

0 comentários

instagram