Porque as noivas usam branco?

10:21

Maio é o mês das noivas e, por isso, focaremos bastante nesse assunto aqui no blog nas próximas semanas. Aplicaremos na moda, na consultoria de imagem e nos eventos de formatura em que trabalho, todos os conceitos que envolvem a cerimônia.

Para introduzir o assunto, vamos falar um pouco sobre a historicidade da vestimenta usada pelas noivas na cerimônia do casamento. A gente já sabe que no casamento tradicional da nossa cultura, as noivas usam branco. Mas porquê e de onde surgiu isso?


Por incrível que pareça, a história não tem nada a ver com a religião, sabiam? Antes do branco se tornar parte da tradição dos casamentos, as cores fortes e vibrantes dominavam os casamentos e expressavam o poder e prestígio das família envolvidas. Já que os casamentos eram verdadeiros negócios na época, nada mais óbvio do que exaltar o poder dos reinos através deles.

Se o uso do branco não tem a ver com religião, tem a ver com o que? Isso mesmo, com poder. Casamentos de rainhas e cerimônias de coroação foram as referências para a popularização do costume. 


A história mais interessante no meio disso tudo fica por conta da Rainha da Inglaterra que casou-se no século XIX e foi uma das primeiras nobres a casar-se por amor. Além do vestido branco, Victoria também escolheu trocar a coroa de metal por uma coroa de flores e um véu. Além do símbolo de pureza e castidade carregado pelo branco, inclui-se aí o símbolo de amor e espontâneidade.

Algumas culturas ainda prezam por usar outras cores durante a cerimônia e resultam em lindos vestidos coloridos e bordados. Conta pra mim: você tem aquela vontade de princesa de casar? Se sim, vai mesmo seguir a tradição do branco no seu dia?

You Might Also Like

0 comentários

instagram