Minha experiência com backstage de desfile de moda

13:44

Moda é uma faculdade que levanta muita dúvida, tanto nos estudantes quanto em quem vê de fora. O que vai fazer esse profissional depois de se formar? Várias coisas! O mercado é muito amplo e é com o tempo que você vai percebendo qual é a sua área favorita.

Hoje eu vim compartilhar com vocês um pouquinho mais sobre a função backstage em um desfile de moda, mais precisamente sobre o Vitória Moda que eu participei ainda nesse mês. Sei que muita gente se pergunta o que acontece nos bastidores e se a gente fica lá só vendo as coisas acontecerem... Não, gente, não é assim. Moda não é só glamour. Muito pelo contrário. 


Quando eu cheguei no primeiro dia, fiquei por um tempo só observando as coisas tomando forma. É preciso organizar a ordem dos modelos no desfile, organizar os looks nas araras e os nomes das modelos que vestirão cada look. Os ensaios acontecem horas antes das coleções entrarem na passarela... Como os desfiles começavam às sete da noite no Vitória Moda, essa parte de preparação ocorreu durante a tarde, entre às 14 e 18 horas.


A função de um backstage em um desfile de moda é tudo. Ajudar na organização das peças, nortear as modelos, trocá-las e não deixar que looks errados e fora de ordem entrem na passarela. Observar linhas, modelagem e tudo que possa estar fora do lugar na fila do desfile. Os acessórios e forma como o look deve ser montado se encontram em fichas técnicas em frente ao look de cada modelo, e ela deve ser obrigatoriamente seguida. Parece que não, mas é muita responsabilidade, viu?

Como todo lugar, em um backstage também temos líderes, ou seja, saber ouvir, interpretar e dar um jeito para que a ordem seja cumprida é fundamental! Vou dar um exemplo do que aconteceu comigo no primeiro desfile, do primeiro dia. Durante a troca de roupa de uma modelo, que precisava voltar para a passarela durante o desfile, me pediram para procurar a sacola de algodão. Eu não conseguia encontrar e precisei dar um jeito de substituir o algodão por alguma coisa. O que eu encontrei foram meias finas que serviram perfeitamente para o que precisavam. Ufa!

É difícil, é corrido, exige paciência, observação e atenção, muita atenção. Mas é fantástico. O fato de estar ali tão perto das coleções que estão indo para a passarela e ver tudo antes de todo mundo e muito mais de perto do que qualquer um na plateia, é maravilhoso. Emociona quando as modelos voltam da passarela comemorando que deu tudo certo e que nenhuma troca faltou nada, que foi perfeito. A gente se sente fazendo parte daquilo e é como se a conquista fosse nossa também.

Hoje, vendo as fotos dos desfiles, fico lembrando do que passou cada modelo lá atrás dos palcos. Como foi corrida a troca de roupa, como estava apertado o sapato dela, como ela saiu dançando feliz quando desceu da passarela... Sem dúvidas foram dias inesquecíveis e, como eu disse em algum post atrás, dias que me trouxeram ainda mais certeza de que é de moda que eu quero viver. 

You Might Also Like

0 comentários

instagram