A Arte e o Design de: Karl Lagerfeld
16:33
E o primeiro post de "A Arte e o Design de..." aqui do blog começa com ninguém mais, ninguém menos que Karl Lagerfeld (que, antes de ser mudado pelo próprio Karl, era Lagerfeldt. Segundo ele, Lagerfeld soa muito mais comercial). Designer da nossa icônica, amada e tão conhecida Chanel. Meus olhos parecem brilhar só de pronunciar "Chanel"...
Karl é naturalmente alemão e tem hoje 81 anos de idade. Qualquer amante de moda reconheceria Karl a quilômetros de distância, certo? Seu rabo de cavalo branco, os óculos escuros e as camisas com altos colarinhos brancos são marcas registradas de Lagerfeld. Além de designer de moda, Karl é também fotógrafo.
Nascido em família privilegiada, o futuro designer se formou em desenho e arte após concluir o ensino secundário em Paris. Seu primeiro trabalho na área da moda foi ao lado de Pierre Balmain, depois de ter sido premiado em um concurso de design (na categoria de casacos), em 1955, promovido pela Secretaria de Lã Internacional.
Após Balmain, Karl se mudou para Jean Patou, onde pode apresentar duas coleção completas por ano, durante cinco anos.
O início da carreira de Lagerfeld me deixa muito tranquila em relação à esse mundo, já que sua primeira coleção foi mal recebida pelo público na época do lançamento. Por mais que ele tenha nascido em família privilegiada, o sucesso veio através de muita dedicação. Os comentários sobre sua primeira coleção foram devastadores. Suas saias eram curtas demais, os decotes eram grandes de mais e nada se parecia com a alta costura da época.
Karl assinou coleções de diversas marcas e grifes ao longo de sua carreira e somente em 1983 é que assumiu a Chanel. Tendo plenos direitos sobre a grife, sua intensão é perpetuar o estilo de Coco Chanel.
Paralelo aos trabalhos na Chanel, o designer fundou, em 1984, sua própria casa de alta costura, a marca Karl Lagerfeld. E mais recentemente, em 1998, deu início a Lagerfeld Gallery dedicando-se à fotografia.
Fez uma única parceria com a H&M, com designer de meias, lançou livros de fotografia, fotografou capas de revistas e, sem se esquecer de sua língua afiada, tem uma dúzia de controvérsias ligadas à sua carreira.
E, para fechar, meus looks favoritos das últimas coleções assinadas por Karl para Chanel. E, é claro, um vídeo sobre o último desfile (ou performance?) da Chanel no supermercado!
0 comentários