6 dicas de styling para médicas e profissionais da saúde

12:49

Eu não sei vocês, mas quando eu penso em looks trabalhísticos para a área médica, logo penso em peças totalmente brancas, da cabeça aos pés, e naqueles jalecos tradicionais e enormes que vemos em todo canto. Mas, na prática, não precisa ser bem assim, sabia?

Quem trabalha na área  da saúde sabe que a obrigatoriedade de não mostrar as pernas, usar sapato fechado e jalecos o tempo todo é uma realidade. Em algumas instituições, as regras são mais rígidas e em outras, mais leves. Falaremos aqui hoje das profissões onde as exigências sejam calças compridas, sapatos fechados e uso de jalecos.


Como falamos no IGTV sobre contrução de imagem pessoal (@camilabetini), cada detalhe faz diferença. Nenhuma dessas regras te impede de contruir looks estilosos e que expressem a imagem que você deseja transmitir todos os dias. Para te ajudar, separei 6 dicas práticas que podem ser aplicadas nessa situação.

1. Terceira peça: quando falo sobre o uso de uma terceira peça na área da saúde, a pergunta que sempre me fazem é a seguinte: "Camila, mas e o jaleco?" Esqueçam o jaleco; ele não é a sua terceira peça. Lembre-se que antes de começar o trabalho e até depois dele, você transita nas áreas comuns dos hospitais ou clínicas, encontra-se com colegas de trabalho, superiores e pacientes e precisa estar vestidamente adequada para essas situações. Nunca use o jaleco como uma peça para esconder o que está por baixo.


2. Explore as cores: sim, cores! Nem toda instituição ou profissão da área da saúde tem o branco como exigência. Fazer uso das cores é uma sacada muito importante quando não podemos acrescentar muitos detalhes às peças ou acessórios. Para fazer o uso correto das cores, recomendo que você saiba a sua cartela de coloração pessoal! Se quiser de jogar nas combinações mais comuns, siga as dicas de cores complementares, análogas e monocromáticas já compartilhadas aqui no blog.


3. Lenços: um grande truque de style usado em várias situações! Existem vários tipos de dobras e amarrações, assim como vários tamanhos, cores e estampas. Podem ser usados no pescoço, no cabelo, como cinto e em bolsas. Quase vale um post especialmente sobre eles, né?


4. Acessórios grandes: geralmente os acessórios não são permitidos na maioria dos trabalhos da área da saúde. Mas, assim como o uso da terceira peça, eles são importantes na contrução de uma imagem pessoal. Indico sempre o uso de acessórios grandes, como maxi colares e relógios. Eles são fáceis de tirar e colocar quando necessário. Existem uma infinidade de modelos e estilos no mercado, escolha o que mais combina com você!


5. Alfaiataria: a modelagem, o corte e a costura, assim como a escolha dos tecidos de que são confeccionadas as peças usadas no ambiente de trabalho, são os detalhes que fazem a maior diferença no resultado final. Geralmente, para expressar uma imagem de seriedade, indico sempre que o jeans e as peças em malhas finas sejam excluídas das opções. A linha entre o confortável e o extremo casual é muito pequena e, por isso, as chances de errar são maiores. Modelagens mais larguinhas e tecidos planos como crepes e linhos, são uma pedida certa.


6. Sapatos criativos: as jornadas de trabalho às vezes são longas e o conforto é a prioridade quando escolhemos os sapatos para isso. Hoje em dia, o mercado nos possibilita atrelar conforto e estilo muito mais facilmente do que há alguns anos. Os sapatos falam muito sobre seu estilo pessoal! Faça as escolhas que mais combinem com você e mantenha-os sempre muito bem cuidados e limpos. Se você for da área infantil, saiba que pode ousar ainda mais!


Gostou das dicas? O mais importante é se atentar as regras da instituição em que você trabalha. Elas precisam ser seguidas à risca. Independente disso, se lembre sempre que a moda é uma infinidade de possibilidades e que os truques de style que deixei aqui podem te ajudar muito se você conseguir adaptá-los para sua realidade.

Ainda restam dúvidas? Que tal deixar aqui nos comentários? Sua dúvida pode se transformar no nosso próximo post!

You Might Also Like

0 comentários

instagram